Projeto de Extensão

Vivências Musicais para Bebês e Famílias 2021

Edição especial!

Ações realizadas pelo projeto de extensão “Vivências Musicais para Bebês e Famílias” são compartilhadas em evento Internacional sobre o Bebê

    No dia 8 de julho participamos do evento intitulado “VII Seminário Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê”, o qual reuniu, virtualmente pelo aplicativo Zoom, mais de 200 participantes, sendo estes diversos lugares do mundo, e principalmente do Brasil e da França. O trabalho “Vivências Musicais para Bebês e Famílias: um relato de experiência”, de autoria de Fabiane Araujo Chaves, Cristina Rolim Wolffenbüttel e Djeniffer Heinzmann Chassot, foi apresentado em uma mesa redonda coordenada pela Profa. Dra. Betânia Parizzi.

WhatsApp Image 2021-08-16 at 15.09.50.jpeg

Além de coordenar a mesa redonda, Betânia Parizzi, da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou um Workshop incrível sobre “O Bebê e a Música”, em que apresentou algumas propostas de atividades que podem ser feitas com objetivo de trabalhar a musicalidade do bebê e falou que “tudo o que puder ser feito com o bebê no primeiro ano de vida, não é igual à outra época”, e, também, que “o bebê merece o melhor, pois está formando memórias sonoras, memórias musicais...”, enfatizando a importância das experiências musicais desde a gestação e em especial, no primeiro ano do bebê. Betânia é autora do livro “O Bebê e a Música”, além de outros livros e artigos relacionados a esta temática.

Captura de tela da mesa redonda com a Prof. Betânia.

    Destaco também, para quem tiver interesse, o Simpósio trabalho apresentado por Eduarda Carvalho, da CESEM-NOVA-FCSH e Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa, a qual trata sobre “O Bebê e a Voz Materna: a primeira sonata Opus Uterus”, e publicou um livro com este título, que foi lançado no evento. A autora salienta que “a primeira forma de ser mãe é a voz, e o primeiro rosto materno é um rosto vocal”.

   O ponto forte do evento foi a Conferência proferida por Colwyn Trevarthen, da University of Edinburgh – Escosse, intitulada “Ritmo e Narratividade do Bebê”, e relacionada a sua fala destaco para a “intencionalidade do bebê”, salientando, dentre outros aspectos comprovados a partir de estudos, que “o bebê que comanda e a mãe que lhe imita”. Discorre também que “o bebê acompanha com o corpo o ritmo da fala do adulto”, e que, “o bebê com 30 minutos de vida é capaz de provocar seu interlocutor”. Esse grande estudioso sobre o bebê também tem um livro publicado que se chama “O Bebê Nosso Professor”.

WhatsApp Image 2021-08-16 at 15.11.32.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-16 at 15.12.06.jpeg

Capa do livro "O bebê e a voz materna"

Card da conferência com Colwyn Trevarthen.

      Foi muito gratificante ter feito parte deste grande evento, em que foram apresentados trabalhos de fundamental importância envolvendo os estudos mais recentes sobre o bebê, das áreas médica, fonoaudiológica, psicológica, e, também, da música.

Os livros citados podem ser adquiridos pelo site do Instituto Langage, assim como outros da coleção saberes do bebê acessando o site: https://institutolangage.com.br/

Escrito por: Fabiane Araujo Chaves.
Editado por: Djeniffer Heinzmann.
Publicado em 17 de agosto de 2021.

Projeto de Extensão

Vivências Musicais para Bebês e Famílias 2021