HISTÓRIA DAS LEGISLAÇÕES

em Educação Musical

    Durante a história do Ensino da Música no Brasil, através de leis e decretos, a Música como conteúdo escolar esteve presente e por vezes não na sala de aula, assim como a indicação de quem poderia ministrar estes conteúdos que  por vezes eram ensinados por um professor generalista e em outros momentos por um professor com formação específica. Revisitar estes processos históricos de concepção em relação a educação musical são importantes para um entendimento do seu papel histórico dentro das escolas e o que as políticas públicas em educação propõe ao se pensar na formação dos estudantes para a sociedade, tanto na história quanto nos dias atuais.

   Durante pesquisa realizada para levantamento histórico das leis sobre o ensino de música na educação brasileira, foi possível evidenciar na prática investigativa as dificuldades de localizar de forma mais objetiva as legislações e marcos regulatórios tanto para uma análise cronológica quanto curricular sobre a educação musical no Brasil. Desta forma esta seção propõem-se a ser um local de concentração das Leis na história brasileira para que outros pesquisadores e interessados no assunto possam realizar suas pesquisas a partir de sua ótica.

    Sua contribuição também é bem-vinda, se você possui algum arquivo ou link sobre leis federais, estaduais e ou municipais que possam ajudar a fomentar este espaço de pesquisa, assim como editais de concursos públicos que possuam cargo para Prof. De Música, envie um e-mail para:  legislacaomusical@gmail.com

 

Agradecemos a sua contribuição, quanto mais nos ajudarmos mais a educação musical se fortalece.

 BRASIL SÉC XIX

 BRASIL SÉC XX

 BRASIL SÉC XXI