top of page

Receber o Prêmio Destaque na Plataforma Sucupira CAPES (2021–2024) representa um reconhecimento importante para o Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado Profissional da UERGS e para as pesquisas realizadas no campo da educação musical.

 

A dissertação “A Inserção da Música nas Escolas de Teutônia/RS: Uma Pesquisa Documental no Sistema Municipal de Ensino” investigou documentos, registros e políticas voltadas ao ensino de música na rede pública, evidenciando práticas, desafios e possibilidades para sua consolidação no currículo escolar. O estudo integra o grupo de pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços”, que vem desenvolvendo ações de investigação e extensão junto a professores, escolas e redes de ensino.

 

A orientação da Profa. Dra. Cristina Rolim Wolffenbuttel acompanhou todo o percurso de pesquisa, contribuindo para a construção metodológica e teórica do trabalho.Além do prêmio concedido pela CAPES, a pesquisa foi indicada como finalista no 1º Prêmio de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), ampliando a visibilidade e o alcance das discussões que envolvem a presença da música na educação básica.

WhatsApp Image 2025-11-08 at 17.53.27.jpeg

Pedro Schneider Schaeffer

Juntamente com sua orientadora e colegas do grupo de pesquisa Grupem.

WhatsApp Image 2025-11-08 at 18.17.04.jpeg

Pedro Schneider Schaeffer

Receber o Prêmio Destaque na Plataforma Sucupira CAPES (2021–2024), dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional da UERGS, é uma grande honra e alegria.Minha dissertação, intitulada “A Inserção da Música nas Escolas de Teutônia/RS: Uma Pesquisa Documental no Sistema Municipal de Ensino”, representa não apenas um trabalho individual, mas o resultado de um percurso coletivo de pesquisa, diálogo e compromisso com a educação musical nas escolas públicas.

 

Agradeço imensamente ao grupo de pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços”, que sempre esteve presente e colaborou em todas as etapas  especialmente no mapeamento da presença da música nas escolas do Rio Grande do Sul e do Brasil e em tantos projetos de extensão em que compartilhamos saberes, acolhemos professores e aprendemos juntos.

 

Minha gratidão especial à Profa. Dra. Cristina Rolim Wolffenbuttel, orientadora dedicada e inspiradora, cuja orientação foi essencial para cada conquista deste caminho.Este reconhecimento também se soma à alegria de ter a pesquisa indicada como finalista do 1º Prêmio de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)  coroando uma trajetória construída com afeto, rigor e compromisso com a valorização da música na educação básica.

 

Que este prêmio inspire novas pesquisas, novas parcerias e, sobretudo, mais música nas escolas!

 

Fique por dentro das novidades e venha trocar conhecimento sobre educação musical em minha página @prof.pedroschaeffer.

Pedro Schneider Schaeffer é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-Uergs), Osório/RS, pós-graduado em Especialização em Educação Musical e em Gestão Escolar, e Graduado em Licenciatura em Música, pela Uergs, unidade de Montenegro/RS. Integrante do grupo de pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (CNPq/Uergs), pesquisando sobre Educação Musical e Políticas Educacionais, sob orientação da Professora Doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel. Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica, da Uergs, realizado pela CAPES. Foi regente da Banda Marcial de Imigrante/RS, regente do Coral Infantojuvenil de Westfália/RS, violonista do Coral Municipal de Imigrante/RS e professor de violão e flauta doce no Projeto Teutônia Cultural. Atualmente é professor de Música nomeado nas cidades de Boa Vista do Sul/RS e Teutônia/RS, onde atua com turmas da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e também como Presidente da Associação dos Professores Municipais de Teutônia/RS.

WhatsApp Image 2025-11-08 at 17.54.37.jpeg
WhatsApp Image 2025-11-08 at 17.53.45.jpeg

O 6º Seminário de Pesquisa e Escrita Grupem e ArtCIEd, organizado pelo Grupem (Educação Musical: diferentes tempos e espaços) e pelo ArtCIEd (Arte, Criação, Interdisciplinaridade e Educação) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), convida a comunidade acadêmica para uma série de debates sobre "A produção de conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação e suas possibilidades na Formação de Professores".O evento, de caráter formal e acadêmico, compreende cinco encontros realizados virtualmente via YouTube, das 14h às 16h, entre 11 de outubro e 6 de dezembro de 2025.

 

Cada sessão abordará as linhas de pesquisa e investigações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/Uergs), contando com a participação de docentes e pesquisadores renomados, além de mediações qualificadas e apresentações artísticas.

 

A participação confere certificação de 40 horas.Convidamos pesquisadores, docentes e discentes a se inscreverem, por meio do formulário para contribuir com a discussão e o aprofundamento sobre a relevância da pesquisa em educação para a qualificação da formação docente.

4.jpg
6.jpg
3.jpg
5.jpg
7.jpg

Bancas de Graduação e Pós-Graduação 2025-1

Apresentamos a programação das defesas e qualificações realizadas no primeiro semestre de 2025 pela Licenciatura em Música e pela Pós-Graduação em Educação (PPGED/UERGS).

Este projeto representou uma importante iniciativa acadêmica, promovendo o compartilhamento de pesquisas, reflexões e práticas pedagógicas inovadoras. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10, o evento contribuiu para fortalecer uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, incentivando a produção de conhecimento e a integração entre graduação e pós-graduação.

Com participação de docentes, discentes e pesquisadores de diversas regiões do Rio Grande do Sul e de outros estados, as bancas consolidaram-se como um espaço de crescimento acadêmico, diálogo interdisciplinar e impacto social.

📌 Abaixo, você confere todas as etapas que compuseram esse importante projeto:

  • Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)

  • Qualificações e defesas de dissertação (PPGED/UERGS)

  • Datas e títulos dos trabalhos apresentados

  • Participação geográfica dos inscritos

  • Contribuições acadêmicas e sociais

🟪 Apresentação do Evento

“Bancas de Graduação e Pós-Graduação 2025-1” abrangeu as áreas de Licenciatura em Música e Pós-Graduação em Educação, configurando-se como um espaço dinâmico e fundamental para o diálogo, a reflexão e o compartilhamento de conhecimentos acadêmicos.

O propósito principal foi fortalecer a formação acadêmica e profissional dos participantes, incentivando a produção e a disseminação de saberes nas áreas da educação musical e em campos correlatos.

🟪 Bancas de Graduação em Música

As bancas de graduação apresentaram temas relevantes para a educação musical:

  • 04 de julho: Alessandra de Mello – “O Folclore no Ensino de Música: uma pesquisa bibliográfica”

  • 11 de julho:

    • Willian Simões Dahmer – “Gêneros Musicais do Rio Grande do Sul no ensino de música escolar”

    • Cleiton Erlei Sperb – “Pagode de Viola e Aprendizagem Autodidata”

    • Márcio Roberto Ritter Carvalho – “Composição Musical na Educação Infantil”

  • 16 de julho: Cristine Finkler – “Vivências e Percepções de Licenciandos em Música”

  • 17 de julho: Érica Stefany Pimenta Figueira – “Aprendizagem em Cursos de Licenciatura em Música”

5.jpg
6.jpg
7.jpg
8.jpg
9.jpg
10.jpg

🟪 Pós-Graduação em Educação (PPGED/UERGS)

A programação da pós-graduação incluiu qualificações de doutorado e defesas de dissertação:

  • 18 de julho:

    • Qualificação de Daniele Isabel Ertel – “A Eficácia Pedagógica de Professores(as) de Música”

    • Defesa de Franciele Marques Flach – “Leitura literária na sala de aula”

  • 21 de julho: Andrea Simoni Rech – “Folclore e transdisciplinaridade”

  • 23 de julho: Giedre Oliveira Nascimento – “A música nas escolas da rede municipal de Três Cachoeiras/RS”

  • 24 de julho: Lilian Querlen Leão da Silva – “Atividades musicais nas escolas infantis”

  • 25 de julho: Rodrigo Endres Kochenborger – “Saberes musicológicos e pedagógicos”

  • 28 de julho: Qualificação de Marinéia Nunes de Borba Martins – “Atuação de educadores na educação infantil”

11.jpg
12.jpg
13.jpg
14.jpg
15.jpg
16.jpg
17.jpg

🟪 Participação e Alcance Geográfico

O evento contou com a participação registrada de 43 pessoas provenientes de diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Rio Pardo, Porto Alegre, Osório, Três Cachoeiras, Capão da Canoa, Gravataí, Alegrete, entre outras.

Também houve participantes de fora do estado, como de Florianópolis (SC) e Montes Claros (MG).

Essa diversidade geográfica reforça o impacto e a relevância regional e nacional do evento para a educação musical e a pesquisa em educação.

1.jpg
3.jpg
2.jpg
4.jpg
5.jpg
White and Blue Creative Graduation Gift Personal Mug Wrap.png
Parabéns Licenciados em Música Uergs.png
Parabéns Mestres .png
bottom of page