Grupos

GRUPEM e ArtCIED

Egressa da UERGS publica livro “Como assim professor de Música?”

No dia 24 de abril de 2021 tivemos a oportunidade de conhecer o livro “Como assim, professor de música? Um estudo de caso sobre a atuação e formação de duas professoras que atuam com música em escolas públicas”, de Daniele Isabel Ertel, pela Editora Appris. Ela conversou com integrantes do Grupem, ArtCIEd e convidados, todos interessados em conhecer seu trabalho. O livro é originado de pesquisa desenvolvida para a conclusão de curso de Daniele, realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

No trabalho, que se encontra desenvolvido no livro, a autora questiona como professoras de artes, sem formação musical, poderão ministrar aulas de música. Ela procurou conhecer as práticas musicais ofertadas por estas profissionais, que estão atendendo a demanda de professores habilitados em música, que ainda não são suficientes para este atendimento, ou mesmo que ainda não ocupam seu espaço nas escolas brasileiras.

WhatsApp Image 2021-05-04 at 09.14.58.jp

Captura de tela da reunião de lançamento.

Daniele, que integra o Grupo de Pesquisa “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (Grupem), é egressa do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Unidade em Montenegro. Após a graduação, ingressou na Especialização em Educação Musical, seguindo no Mestrado Profissional em Educação – PPGED-MP, todos pela nossa Uergs. Além desta linda caminhada acadêmica, toda realizada na Uergs, ela é professora de Música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

WhatsApp Image 2021-05-04 at 09.11.14.jp

Foto da Daniele com seu livro.

"Trabalhar na escrita deste livro foi um momento de extrema alegria para mim. Desde minha formação inicial no município de Salvador do Sul, sempre busquei trabalhar com música em todas as atividades em que me envolvi. Entrar para o Curso de Graduação em Música: Licenciatura, pela UERGS, foi uma honra para mim. Honra maior foi fazer parte do grupo de pesquisa "Educação musical: Diferentes Tempos e Espaços" da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. No grupo, sob orientação da Professora Cristina, eu aprendi muito, e tenho procurado aprender ainda mais para me tornar uma professora de música ainda melhor para os meus alunos.

Pesquisas que trabalham esse tema sempre foram importantes em minha formação como professora e pesquisadora em educação musical, desde o início da faculdade. Sempre tive interesse em pesquisar quais atividades eram trabalhadas nas escolas e quais eram as atuações dos professores que atuavam com música, dos professores, nas escolas estaduais e municipais do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Durante as pesquisas que pude desenvolver, observei que a aprendizagem musical nas escolas estaduais do estado se dava de forma coadjuvante, com professores não habilitados em música à frente da disciplina. Procurei, desta forma, investigar as formações e atuações de duas professoras de música em escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Foi possível, por meio desta pesquisa, conhecer as práticas em educação musical de professoras não formadas em música, mas com habilitação em artes visuais e ministrantes na disciplina de artes, em escolas estaduais, conhecendo práticas, formações e possibilidades pedagógicas ofertadas pela rede estadual, para que as professoras não formadas em música pudessem atuar na educação musical, nos diferentes tempos e espaços das escolas.

Sinto-me honrada e feliz por poder relatar tantas boas práticas encontradas nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Observei que as práticas se adequavam ao ambiente escolar e que as professoras investigadas eram extremamente experientes na área de artes, o que contribuía com a inserção da música na escola.

Destaco, aqui, que estas e outras práticas de professores não formados em música, ou professores com habilitação específica na área, atuantes em escolas públicas, são extremamente importantes para a formação de novas políticas públicas em educação musical, que implementem verdadeiramente a educação musical nas escolas de todo país. Agradeço imensamente o convite e o apoio do grupo de pesquisa no lançamento e na divulgação desta obra. Indico-a para professores e professoras que gostariam de ampliar seu trabalho em educação musical na Educação Básica, e desejo um excelente trabalho a todos e todas”.

Para assistir a reunião de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=vsdmGr7Yr_4&t=1s

1603743031-daniele-ertel-capa_1603743031

Foto oficial do livro.

Escrito por: Cristina Rolim Wolffenbüttel.

Editado por: Djeniffer Heinzmann.

Publicado em 04 de maio de 2021.

Imagem para Youtube Reunião Grupem e Art

Gravações das Reuniões do Grupo de Pesquisa "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) em conjunto com o Grupo de Pesquisa “Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação” (ArtCIEd), ambos vinculados à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), e registrados do CNPq. Participa, também, desta iniciativa o Programa “A Arte de Ler”.