SARAUS 

"A Arte de Ler:

Um programa de Incentivo à Apreciação Literária e Musical"

GUIA
 DADAÍSTA

Se você gosta de uma boa leitura, eis uma opção de conhecer um pouco sobre o Dadaísmo, e apreciar o nosso “Sarau Dadaísta”, que ocorreu em 30 de abril de 2021, às 20h, pelo canal do YouTube: “Educação Musical Diferentes Tempos e Espaços”. 

O material disponibilizado conta com os seguintes tópicos:

  • Preparativos antes e após os saraus.

  • O que é o Dadaísmo.

  • Os sete principais artistas do Dadaísmo que leitores e expectadores precisam conhecer.

  • Características do Movimento Dadaísta, obras e curiosidades.

  • Como fazer poesia e música Dadaísta - Segundo Tristan Tzara.

  • Dicas para escritores e musicistas.

O Dadaísmo ou Movimento Dadá, foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna, iniciado em Zurique, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. Para reforçar esta ideia, estabeleceu-se o mito de que o nome teria sido escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo um estilete sobre ela, de forma a simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início, posteriormente, ao Surrealismo, e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.

A equipe do Projeto de Extensão - "Saraus A Arte de Ler" relatou como foi fazer parte deste grande espetáculo.

“Neste sarau desafiamo-nos a trilhar outros caminhos, não tão conhecidos, mas que, ao longo da caminhada, fomos conhecendo mais e mais. O desconhecido é uma oportunidade de abrirmos nossas mentes e corações para novas possibilidades, tanto apreciativas quanto criativas. Foi o que fizemos”.

Prof.ª Dra. Cristina Rolim Wolffenbüttel -
Coordenadora do Programa “A Arte de Ler - Um Programa de Incentivo à Apreciação Literária e Musical”
 

“A composição da poesia Dadaísta é mais uma oportunidade de se divertir, como um jogo, e realizar algo diferente, ainda que haja o passo a passo a se observar”.

Ana Lúcia da Rosa Lutckmeier
Acadêmica do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da UERGS.

"Participar de um sarau Dadaísta é um desafio muito interessante. é uma quebra de paradigmas, em que você precisa se deixar levar pelo espírito livre da Arte, que não se restringe nem mesmo às amarras da lógica”.

Tiago Rubert
Acadêmico do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da UERGS.

“O Sarau Dadaísta foi algo novo; a criação da poesia Dadaísta foi divertida e importante para a desconstrução do pensamento padrão”.

Alessandra de Mello
Acadêmica do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da UERGS.

“Participar do Sarau Dadaísta encaixa-se nestes momentos de aprendizado, visto que a poesia e produção dadaístas possibilitam uma infinidade de perspectivas e interpretações dos objetos artísticos”.

Romeu Riffatti
Acadêmico do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da UERGS.

“Fazer um poema Dadaísta é algo completamente inexplicável, é possível transformar simples palavras em um poema Dadaísta”.

Prof.ª Cibele Machado Maier
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado profissional, da UERGS (PPGED-MP/UERGS).

Conheça a nossa equipe e os objetivos dos Grupos de Pesquisa e Extensão "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços" (Grupem) e "Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, registrados na Plataforma dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Fique por dentro das datas dos espetáculos no ano de 2021!