Famílias da Semana!

Terceiro Encontro do Projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias!

         O terceiro encontro do projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias aconteceu no dia 11 de novembro, pelo aplicativo de videoconferência Google Meet, coordenado pela Musicista Bárbara Spohr. Seguindo a programação proposta, algumas canções foram repetidas pela última vez, como por exemplo, “Formiguinha”, “Como é que a cobra sobre no pezinho de limão” e “Olelê”, as quais darão espaço para novas músicas a partir do próximo encontro.

WhatsApp Image 2020-11-15 at 23.26.33.jp

Captura de tela do terceiro encontro.

“Tive a oportunidade de conduzir o terceiro encontro das Vivências, no qual repetimos, em forma de despedida, o repertório já tocado no primeiro e no segundo encontro.  Foi uma experiência interessante! Mesmo conduzindo com uma abordagem diferente das demais ministrantes, as famílias já conheciam as músicas e já sabiam como realizar as atividades e, o que de fato me chamou a atenção, é que os bebês também reconheciam. Muitos arriscavam os movimentos sozinhos, balançavam, batiam palmas e brincavam.

De maneira geral, salvo o momento de relaxamento, procurei dar uma espécie de andamento contínuo e um pouco mais acelerado nas canções, justamente para despertar a memória e o fazer musical. O que, ao meu ver, sincronizou com a energia e comportamento dos bebês naquele encontro. Acredito que foi um momento confortável para as famílias, e claro, para os bebês também”.

(Bárbara Spohr, musicista - sobre as vivências síncronas)

WhatsApp Image 2020-11-15 at 23.15.22.jp

        Alguns bebês já reconheceram seu nome na canção da acolhida, e ao cantar as demais músicas, as participantes e os bebês mostraram-se familiarizados, dançando e aproveitando cada momento, mostrando o engajamento e gosto pelo projeto que estão participando. Ao finalizar a proposta do dia, algumas famílias realizaram seus relatos no grupo de WhatsApp criado para interações como esta. Dentre elas, Débora Sohn, mãe das gêmeas Ísis e Nuit.

“Rsrs 🤭 hoje nossa tela falhou na apresentação 🙈😂 mas compartilhando uma coisa bem show.. Notamos que depois das vivências, elas aprenderam o que é o "pé" 👣 Acho que é por conta da música da cobra, elas já nos dão o pézinho quando falamos a palavra pé em outros momentos da rotina.. Na música do "Orerê", a Ísis já dança sozinha 🥰 pra frente e pra trás. É a preferida dela 🤭”

(Débora Sohn, mãe das meninas Ísis e Nuit – 11 meses – sobre as vivências síncronas)

Ísis e Nuit com seus pais.

Ísis e Nuit durante a vivência síncrona.

         Dando sequência às atividades, na sexta-feira dia 13 enviamos para as famílias uma proposta de vivência assíncrona denominada “Vamos Fazer Música?”, em que o Músico Marcus Vinícius Torquato gravou um vídeo com esta canção, mostrando a possibilidade de utilizar diversos instrumentos e materiais para interagir com a melodia apresentada.

         Simone, mãe do bebê Yuri, realizou esta vivência em família e relatou o seguinte:

WhatsApp Image 2020-11-16 at 09.17.18.jp

Yuri e sua família.

“Nesta experiência com o projeto de música observamos que, apesar de usarmos a música como método de ensino a mais tempo, nos deu a oportunidade de desenvolver sentidos do bebê e nos abriu um leque de opções para nossos repertórios musicais. Nossa família adora participar das vivências do projeto, pois isso está nos aproximando e está fazendo com que aprendamos uns com os outros. Nesta última aula, do professor Marcus, vimos que a junção dos instrumentos com a música deixou a criança empolgada, e com isso, tenta cantar junto, mesmo sendo pequenos balbuceios. Foi mais uma atividade que nos proporcionou conforto, alegria e diversão. Por mais aulas como esta, somos gratos por podermos participar deste projeto maravilhoso!”

(Simone Costa, mãe do Yuri – 6 meses – sobre a vivência assíncrona)

Yuri e sua família explorando a música assíncrona. 

        Somos gratas por tanto carinho e participação das famílias nas vivências propostas. Este projeto está a cada dia se fortalecendo mais com a interação de todos!

Publicado em 17 de Novembro de 2020.

Por: Fabiane Araujo Chaves e Bárbara Spohr.

Edição: Djeniffer Heinzmann.

Vivências Musicais para Bebês e Famílias tem como objetivo oportunizar vivências musicais para bebês e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento integral das crianças.