Famílias da Semana!

Primeiro Encontro do Projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias!

           No dia 28 de outubro de 2020 tivemos o primeiro encontro síncrono do projeto vivências musicais para bebês e famílias, realizado pelo aplicativo de videoconferência Google Meet, onde as famílias participantes interagiram com seus bebês a partir das vivências propostas. O encontro iniciou com a apresentação dos participantes do projeto de extensão e em seguida, a partir da canção de acolhida as famílias apresentaram seus bebês.

        O objetivo do projeto é o de oportunizar vivências musicais para bebês e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento integral das crianças. Foi muito bacana perceber a interação entre as famílias e seus bebês e/ou outros filhos maiores que os acompanhavam, foram momentos valiosos de interação a partir dos estímulos sonoros.

4_bebê_4.jpg

Família do Arthur.

“Gostamos muito! Quando entrou a música de introdução, dando oi aos bebês um por um eu me emocionei e chorei ❤️ mas um choro alegre. Lembrando da vivência que tive com meu filho mais velho há 12 anos ❤️❤️❤️ Foi maravilhoso hoje, Arthur riu muito, na dança italiana gargalhava na voltinha que dei, gostou muito também do barquinho. Na hora da massagem ficou irritado, era sono, dei mamá e dormiu um sono gostoso até agora ❤️.”

(Lívia Wolffenbüttel Antunes, mãe do Artur – 6 meses - sobre as vivências síncronas).

Artur explorando o Kit Musicalização que recebeu do projeto.

       A realização deste encontro foi feita pela musicista Djeniffer Heinzmann estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.  As vivências síncronas acontecerão semanalmente nas quartas-feiras às 16:30 e terão duração de aproximadamente 30 minutos.

esse.jpeg

“Uma experiência incrível! Logo que começamos a vivência pude me contagiar com alegria e animação das famílias por estarem participando deste projeto. Apesar da maioria das canções ter uma atividade guiada, o que mais me encantou foi a forma que cada Papai e Mamãe encontrou para apresentar  a canção ao seu bebê.

Canções foram cantadas, olhares foram trocados, memórias foram criadas e vínculos afetivos foram reforçados, tudo a partir da música.

(Djeniffer Heinzmann – Professora de Música - sobre as vivências síncronas).

            Nesta semana tivemos também a realização de uma vivência assíncrona, em que enviamos para as famílias a história “O Mosquito”, interpretada por Ana Lúcia Lutckmeier, participante do projeto e estudante de Licenciatura em Música na UERGS. A intenção foi de proporcionar interação entre os bebês e suas famílias a partir dos sons da história, como por exemplo, o do mosquito, proporcionando aprendizado e aumentando o repertório dos bebês.

Betina e sua Mamãe.

“Realizamos a vivência antes da primeira soneca da tarde. Estávamos no pátio pegando um solzinho. Coloquei o telefone na janela e Betina estava abraçada em meu pescoço. Primeiro queria pegar o telefone ao ouvir o início da história. Aos poucos foi ouvindo e chamou a atenção dela os sons. Principalmente do mosquitinho, o blá blá blá e o tapa ao final.  Escutamos várias vezes. Questionei ela como era o som do mosquitinho e ela começou a imitar. E toda vez que ele aparecia na história ela fazia também. Na parte do blá blá blá ela começou a colocar o dedo da boca e fazer o som de Brum Brum. No término após o tapa ela batia palmas.”

(Débora Dartora Alba Barros, mãe da Betina – 1 ano e 3 meses -  sobre a vivência assíncrona).

Betina explorando o Kit Musicalização que recebeu do projeto.

Publicado em 03 de Novembro de 2020.

Por: Fabiane Araujo Chaves e Djeniffer Heinzmann.

Edição: Djeniffer Heinzmann.

Vivências Musicais para Bebês e Famílias tem como objetivo oportunizar vivências musicais para bebês e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento integral das crianças.