Destaques da Semana!

Projeto de Extensão "Vivências Musicais para Bebês e Famílias"

Encerramento do Projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias!

           Ninguém imaginava um ano tão diferente como foi 2020. A pandemia fez com que mudássemos nossa rotina, nosso modo de ver a vida e aproveitá-la também. Demos mais valor às coisas que o dinheiro não compra, como por exemplo, nossa família. Proporcionar vivências musicais para bebês continuou sendo nosso objetivo, porém, ao invés de presencial, optamos pela forma remota/on-line, devido às medidas de prevenção ao coronavírus. E não é que deu certo?

          Ao total, foram 33 famílias beneficiadas por este projeto, sendo destas, 10 de maneira síncrona (participando das vivências musicais ao vivo semanalmente pelo aplicativo de videoconferência Google Meet) e 23 de forma assíncrona (assistindo aos vídeos das vivências pelo nosso canal do Youtube). Todas elas tiveram a oportunidade de realizar semanalmente vivências musicais “assíncronas” (vídeo ou áudio) enviado por nós e além disso, interagir conosco por grupos de WhatsApp criados com esta finalidade, compartilhando sobre o desenvolvimento de seus bebês (de zero a dois anos de idade) e sua relação com a música. Foi lindo! Gratificante!

          No dia 16 de dezembro realizamos o oitavo último encontro síncrono do Projeto durante o ano de 2020, em que as famílias reviveram algumas de suas memórias musicais, realizadas pela musicista Djeniffer Heinzmann. Dentre o repertório, escutamos canções como: Estátua (Xuxa), Mãezinha do Céu e Atirei o Pau no Gato.

WhatsApp Image 2020-12-28 at 20.09.44.jp

“Tive a honra de conduzir o primeiro e o último encontro desse projeto que foi pensado e estruturado com tanto carinho. Para esse último encontro pensamos em um repertório baseado nas memórias  musicais afetivas dos pais dos bebês, algo que me tocou bastante, pois algumas canções que mencionaram também fizeram parte da minha infância. Fico maravilhada quando penso no poder que a música tem entre as gerações e o fato de que ela carrega muito mais do que apenas harmonia e melodia, mas também memórias, expressões e muito afeto. 

Durante o encontro percebi o quanto os bebês já interagiam com a canção de acolhida, e esperavam ouvir o seu nome. Ao decorrer das músicas percebi que cada Mamãe/Papai já tinha montado o seu próprio "sistema" para que o bebê pudesse aproveitar a vivência da melhor forma. Na hora da estátua teve até pose para foto e no relaxamento um momento de afeto onde cada Mamãe/Papai tirou um tempinho para falar ao seu filho quão importante ele é. Ao final, lembrei que a música pode ser levada para além do projeto, ser utilizada e apreciada para a vida inteira.

(Djeniffer Heinzmann- Musicista - sobre as vivências síncronas).

Captura de tela do oitavo encontro.

Algumas famílias realizaram um breve relato no grupo de WhatsApp após a vivência:

 

“Obrigada pessoal! Foi um prazer fazer parte deste projeto. Aprendemos bastante com vocês. 🥰” (Débora B., mamãe da Betina – 1 ano e 5 meses)

 

“Vcs foram uns amores. Obrigada pela dedicação a nós! Sei que essas coisas levam tempo para serem desenvolvidas. Quanto tempo tem por tras disso. Muito obrigada.  ❤️” (Cláudia, mamãe da Isabela – 1 ano e 8 meses)

 

“Tive que sair Antonella começou a chorar bastante, mas gostaria de dizer que amamos o projeto, mesmo Antonella sendo bem novinha consegui ver o quanto ela ficava prestando atenção e interagindo nas músicas!! Parabéns a todos os envolvidos ❤️❤️❤️” (Katiuscia, mamãe da Antonella – 4 meses)

 

“Nossa família também ficou muito feliz em fazer parte desta experiência linda e marcante...que sigamos na musicalidade 🎶❤️” (Grasiela, mamãe da Maria – 1 ano e 9 meses)

    Para proporcionar uma vivência síncrona com os bebês das famílias que participaram do projeto de forma assíncrona, elaboramos uma Vivência Especial de Encerramento, que aconteceu no dia 22 de dezembro pelo aplicativo Google Meet. Na ocasião, alguns participantes do projeto tocaram e cantaram canções realizadas durante as vivências anteriores, tais como: Formiguinha, Bolinha de Sabão, Cadê?, trem de ferro, entre outras. Foi interessante interagir a vivo pela primeira vez com estas famílias e ao final, ouvir no que o projeto pode contribuir com a musicalização e desenvolvimento dos seus bebês.

WhatsApp Image 2020-12-28 at 20.10.06.jp

“Foi lindo gente! As crianças se divertiram muito!” (Shyrlei, mamãe do Martin – 7 meses)

Captura de tela do encontro síncrono com as famílias assíncronas. 

    Findamos nossas atividades de 2020 com sentimento de dever cumprido, refletindo sobre a formação desta equipe de Extensão que foi criada a partir do mês de junho de 2020 e aos poucos ganhou novos integrantes, todos comprometidos com nosso trabalho e agregando em nossos objetivos. Em 2021 iremos continuar com nossas ações, portanto, caso tenha interesse em participar, fique atento em nossas redes sociais.

     Como uma das organizadoras do Projeto, agradeço imensamente à todos os integrantes e também às famílias por confiarem em nosso trabalho e possibilitarem nossas ações.

WhatsApp Image 2020-12-28 at 20.12.54.jp

Na foto, os integrantes do Projeto de Extensão: Ana Lúcia, Djeniffer, Carolina, Alessandra, Tiago, Cristina, Fabiane, Marcus, Jéssica, Bárbara, Patrícia e Estêvão.

   Um excelente 2021 à todos, com muita paz, amor, união e música!!!

Publicado em 29 de Dezembro de 2020.

Por: Fabiane Araujo Chaves e Djeniffer Heinzmann.

Edição: Djeniffer Heinzmann.

Vivências Musicais para Bebês e Famílias tem como objetivo oportunizar vivências musicais para bebês e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento integral das crianças.