Destaques da Semana!

Projeto de Extensão "Vivências Musicais para Bebês e Famílias"

Sétimo Encontro do Projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias!

      O sétimo encontro do Projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias aconteceu no dia 09 de dezembro pelo aplicativo de videoconferência Google Meet, coordenado pelo Músico Marcus Vinícius Torquato. A interação das famílias foi excelente, brincando com os bebês durante as canções e aproveitando o momento de afetividade quando Marcus cantou a canção Promete, de Ana Vilella.

WhatsApp Image 2020-12-14 at 14.14.27.jp

“Participar e realizar uma vivência com as famílias do projeto foi um grande desafio, pois, até o momento, não havia realizado oficinas online. Fiquei surpreso ao ver a interação entre os bebês e seus familiares a partir das músicas sugeridas e me emocionou o comentário de uma das mães após o momento de relaxamento. Ela disse que uma das músicas por mim executadas foi uma das primeiras que o pai dela lhe ensinara a tocar no piano. Então percebi que a música contribui tanto para o desenvolvimento dos bebês como para os familiares que se envolvem nas atividades.

Fiquei muito feliz com a experiência, foi um grande aprendizado. Gratidão pelo momento!”

(Marcus Vinícius Torquato - Músico - sobre as vivências síncronas).

Captura de tela do sétimo encontro.

      A situação relatada pelo músico foi postada também no grupo de WhatsApp com as famílias participantes, logo após finalizar as vivências, quando Cláudia escreveu o seguinte:

WhatsApp Image 2020-12-14 at 14.21.07.jp

“Gratidão Marcus e equipe toda. Me levaram para a infância. Eu era muito pequena quando meu pai me ensinou esse trechinho de Asa Branca. Que foi o que me levou pra música. E hoje, ouvir com a minha bebê tem um grande significado. Ainda mais no som doce de uma flauta. O som que eu precisava ouvir hoje, e acredito que a Isabela também. ❤️”

(Cláudia, mamãe da Isabela – 1 ano e 8 meses – sobre as vivências síncronas)

Isabela.

   Nesta semana a proposta de vivência assíncrona foi realizada pela Musicista Cristina Rolim Wolffenbüttel, coordenadora do Projeto. Nesta oportunidade, a partir da gravação de um vídeo, falou sobre diferentes tipos de sons, vozes e ações que as famílias podem realizar com seus bebês a partir da história denominada por ela como sendo “Cavalinho Feliz e seus Amiguinhos.”

       Uma das mães que realizou esta vivência foi a Débora Barros, que em seguida, escreveu seu relato sobre como foi a reação da filha Betina ao realizar esta atividade.

“Já conhecíamos a canção do cavalinho que a professora Cristina nos apresentou em um encontro virtual. Fizemos diversas vezes e de formas diferentes como sugerido. Saímos pela casa troteando como cavalo e cantando a música Betina. Fizemos em posições diversificadas no colo, nos pés, de pé. Até cansarmos 🤭. Betina adorou e se divertiu bastante. Não queria terminar a brincadeira e começava a chorar. A mamãe que ficou cansada hehehe.”

(Débora Barros, mamãe da Betina – 1 ano e 5 meses – sobre a vivência assíncrona)

WhatsApp Image 2020-12-14 at 14.23.12.jp

Fifi e Totonho, personagens da vivência assíncrona "Cavalinho Feliz e seus Amiguinho"

WhatsApp Image 2020-12-14 at 19.04.47.jp

Betina.

     Esta foi a última vivência assíncrona desta edição do projeto, que se encerrará na próxima quarta, com o oitavo encontro síncrono. Deixo um spoiler sobre este momento de encerramento: memórias afetivas irão “surgir”...

Publicado em 15 de Dezembro de 2020.

Por: Fabiane Araujo Chaves e Marcus Vinícius Torquato.

Edição: Djeniffer Heinzmann.

Vivências Musicais para Bebês e Famílias tem como objetivo oportunizar vivências musicais para bebês e suas famílias, contribuindo para o fortalecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento integral das crianças.