COLÓQUIOS DO GRUPEM: O BEBÊ E A MÚSICA

Colóquios do Grupem: O bebê e a música

Saiba um pouco mais sobre o que estamos estudando!

     O grupo de estudos “Colóquios do Grupem: O bebê e a música” vem cumprindo seu propósito, que é de oportunizar conhecimento e promover reflexões sobre a temática do bebê e a música. Estudantes e profissionais das áreas da Música, Pedagogia e Psicologia fazem parte do grupo e desta forma, as discussões estão sendo muito enriquecedoras, pois além dos textos estudados, conseguimos realizar trocas conforme nossas experiências profissionais.

  No terceiro encontro, ocorrido no dia 22 de maio de 2021, o tema abordado foi o seguinte: comportamentos dos bebês durante as práticas musicais, falando sobre o projeto “música para bebês”, que foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, pela saudosa Esther Beyer. Vale a pena a leitura do material e, também, conhecer o trabalho que realizamos atualmente com o Projeto de Extensão “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2021-06-18 at 19.15.32.jpeg

Foto print da apresentação dos textos, realizada pelas participantes.

Para a reflexão deste dia, utilizamos dois textos:

  • Texto 2: BEYER, Esther. Interagindo com a música desde o berço: um estudo sobre o desenvolvimento musical em bebês de 0 a 24 meses. In: Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM. Música no século XXI: tendências, perspectivas e paradigmas. Belo Horizonte: UFMG. 2001. v. II. p.616-620. Disponível em: http://anppom.org.br/anais/anppom_2001_2.pdf

    Quem quiser saber mais sobre este assunto, pode acessar o link em que encontra-se a gravação do encontro:

 

https://youtu.be/qPAD2jityAc

    O quinto encontro aconteceu no dia 05 de junho de 2021 e teve como foco as relações mãe-bebê, influência e afeto nas práticas musicais, também trazendo como base o projeto realizado pela Esther Beyer, porém, relacionando além deste, com outro trabalho desenvolvido com crianças um pouquinho maiores.

As leituras discutidas foram as seguintes:

  • STIFFT, Kelly.; BEYER, Esther. A relação mãe-filho no projeto música para bebês: um estudo sobre possíveis interferências no desenvolvimento musical dos bebês. Educação (UFSM), Santa Maria (RS), v. 28, n.01, p. 93-99, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4328.

 

WhatsApp Image 2021-06-18 at 19.16.14.jpeg

Foto print dos participantes do encontro.

WhatsApp Image 2021-06-18 at 19.16.48.jpeg

Foto print com uma mensagem relacionada a importância da música, conforme a BNCC

    Para assistir o encontro e aprender mais conosco, acesse o link, pois o vídeo encontra-se disponível em nosso canal:

 

https://youtu.be/PNl6MZQxztI

     Amanhã teremos o sexto encontro dos colóquios, o qual trataremos sobre a importância da musicalização no desenvolvimento infantil. Aguardem as próximas informações!

Publicado em: 18 de junho de 2021.

Escrito por: Fabiane Araujo Chaves.

Edição: Djeniffer Heinzmann Chassot.

WhatsApp Image 2021-03-25 at 20.31.21.jp

Quer saber mais sobre os colóquios?