COLÓQUIOS DO GRUPEM: O BEBÊ E A MÚSICA

“Contribuições da música na redução da ansiedade em mães de prematuros” foi o tema do terceiro encontro dos “Colóquios do Grupem: O Bebê e a Música”  

    Dando sequência aos debates temáticos relacionados ao “Bebê e a Música”, o terceiro encontro dos “Colóquios do Grupem” aconteceu no dia 08 de maio de 2021, pelo aplicativo de videoconferência Google Meet e teve como foco textos que tratam sobre as “Contribuições da música na redução da ansiedade em mães de prematuros.” O encontro foi mediado por Fabiane Araujo Chaves e Tiago Rubert, coordenadores do Projeto. Adriane e Sara, participantes do grupo, apresentaram a temática neste dia.

WhatsApp Image 2021-05-18 at 19.30.37.jp

Foto print da apresentação dos textos, realizada pelas participantes.

     Como leitura referenciais, foram indicados os seguintes textos:

  •  VAZ, Maria Carolina Lauria; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Respostas neuromotoras em crianças nascidas prematuras a partir da Educação Musical.

  • PERRONE, Rosely Aparecida Prandi; OLIVEIRA, Vera Barros de. Controle da ansiedade materna de bebê pré-termo via contato lúdico-gráfico.

 

      Ao apresentarem tópicos sobre os textos lidos, os participantes discutiram e refletiram sobre os assuntos presentes, relacionando com suas práticas e vivências. Podemos citar alguns destaques deste tema:

Estudos apontam:

  •  O parto prematuro, que resulta num recém-nascido frágil e pequeno, gera sentimentos de frustração e ansiedade no grupo familiar.

  • A falta de estímulos na UTI neonatal e o distanciamento dos familiares, causam experiências maternas traumáticas, induzindo à formação de um vínculo desorganizado.

  •  Mães de bebês pré-termo apresentam alta frequência de sintomas de depressão, provocando dificuldade do bebê em desenvolver seu apego à mãe.

O que pode ser feito?

  • A mãe de um bebê pré-termo necessita da orientação de uma equipe interdisciplinar e apoio emocional familiar, para prevenir o surgimento de transtornos no desenvolvimento do bebê.

  • Utilização de estratégias grupais lúdicas em ambiente hospitalar. Música como ferramenta terapêutica.

  • A música favorece a expressão de sentimentos e emoções difíceis de serem falados.

Atividades lúdico-gráficas:

  • Desenvolvidas em ambiente grupal acolhedor, criam condições das mães expressarem seu sofrimento frente a vários temas.

Atividades grupais:

  • Proporcionam através da música uma interação social prazerosa, que possibilita deslocar o foco da situação vivida para uma atividade descontraída, com significado simbólico.

 

Canto gravado:

  • Usado durante interações diretas de familiares com bebês.

  • Melhora o controle motor mais rapidamente.

  • Acelera o processo de alta, reduz sentimentos de ansiedade e medos familiares.

O poder da música:

  • A música estimula a reorganização neuronal em nível superior, fortalece o hemisfério direito (relação de espaço-tempo).

  • O sistema auditivo apresenta capacidade de desencadear reações motoras mais estáveis, acuradas e rápidas que os sistemas visual e tátil.

  • Sons estruturados musicalmente influenciam o organismo pela via tálamo-hipotálamo. O tálamo quando estimulado com ritmo musical provoca respostas musculares automáticas.

WhatsApp Image 2021-05-18 at 19.30.36.jp

 Captura de tela dos participantes do encontro, pelo Google Meet.

     A gravação do encontro está disponível em nosso Canal do YouTube ”Educação Musical Diferentes Tempos e Espaços”, sendo de livre acesso ao público interessado, bastando acessar o link:

 

https://www.youtube.com/watch?v=E3P6I2eXB-A&t=41s. 

Referências:

PERRONE, Rosely Aparecida Prandi; OLIVEIRA, Vera Barros de. Controle da ansiedade materna de bebê pré-termo via contato lúdico-gráfico. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 28, n. 2, p. 269-277, jun. 2011.


VAZ, Maria Carolina Lauria; FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Respostas neuromotoras em crianças nascidas prematuras a partir da Educação Musical. XIX Congresso Nacional da ABEM. Goiânia: 2010. Pág. 1240 – 1250. 

O quarto encontro será no dia 19 de maio de 2021, e o tema apresentado será “Comportamentos dos Bebês Durante as Práticas Musicais”. Aguardem! 

Publicado em: 19 de maio de 2021.

Escrito por: Carolina Cardoso da Silva Rosa, Fabiane Araujo Chaves e Tiago Rubert.

Edição: Djeniffer Heinzmann Chassot.

WhatsApp Image 2021-03-25 at 20.31.21.jp

Quer saber mais sobre os colóquios?