Projeto de Extensão

Vivências Musicais para Bebês e Famílias 2021

A exploração de “Sons” foi o tema da terceira Live de “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”

      No dia 11 de junho de 2021 a terceira Live do Projeto de Extensão “Vivências Musicais para Bebês e Famílias” foi realizada e transmitida pelo canal do YouTube “Educação Musical Diferentes Tempos e Espaços”, com intenção de possibilitar estas vivências ao público presente e, também, aqueles que assistirão posteriormente a gravação. O encontro foi realizado por Ana Lúcia, Pedagoga e estudante do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A estudante é integrante do projeto de extensão, e relatou:

“Fiquei muito feliz em participar novamente do Projeto Vivências Musicais para Bebês e Famílias. Trabalhar sobre o tema "Sons" me oportunizou relembrar o tempo em que meus filhos eram crianças e, agora pude trazer a público uma prática divertida em família. A qual propiciou desenvolver a motricidade fina, trouxe benefícios físicos como audição e visão. Assim como ritmos e socialização, pois, enquanto pais, participamos cantando, tocando ou batendo palmas.”

(Ana Lúcia Lutckmeier – Integrante do projeto de extensão)

WhatsApp Image 2021-06-24 at 17.55.02.jp

Foto print da vivência.

     Além de uma prática de experimentação de sons utilizando utensílios domésticos, tais como, panelas e colheres, Ana realizou uma vivência com balões coloridos, manuseando e produzindo diferentes sons, além de cantar a canção folclórica “Cai, Cai, Balão”, conhecida por muitas pessoas e transmitida entre gerações, foi apresentada. Dizemos que uma canção é folclórica quando esta se caracteriza por ser,

[...] muitas vezes, trechos ou variantes de outras canções. Pode ser entendido a variante como a mesma canção existente em diversas localidades geográficas, porém, modificada em algum aspecto, apresentando características próprias de cada local. Além disso, os acalantos podem se apresentar como canções populares, cantos de igrejas ou mesmo parlendas infantis adaptadas para serem entoadas como acalantos (WOLFFENBÜTTEL, 2019, p. 201).

WhatsApp Image 2021-06-24 at 17.55.02 (1

       Para assistir a gravação desta vivência, acesse o link:

Foto print da vivência.

      Para conhecer mais sobre como explorar os sons utilizando balões, acesso o link do vídeo realizado pelo projeto “Oficina de Materiais Sonoros”, da UERGS: https://youtu.be/NAh0YNq4vI0

Referências:

WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Folclore e música folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam. Curitiba: Appris, 2019.

Escrito por: Ana Lúcia Lutckmeier  e Fabiane Araujo Chaves.
Editado por: Djeniffer Heinzmann.
Publicado em 24 de junho de 2021.

Projeto de Extensão

Vivências Musicais para Bebês e Famílias 2021